os veículos motorizados…


é com imensa pena que vos vou mencionar uma coisa que ODEIO neste país… e não, não é falta de hipermercados que me faz escrever estas linhas, é mesmo o imposto automóvel deste pequenissimo país!

ainda não descobri a razão, mas quando a souber contar-vos-ei, mas todos os veiculos automoveis aqui da zona (leia-se país) são mais caros que no resto do mundo, por causa do imposto automovel que é de 180%… e ainda se queixam que em Portugal estão a pagar um imposto calculado sobre outro imposto, mas a verdade é que se olharmos para um veiculo de classe baixa, média, alta ou superdesportivo, o preço aplicado em Portugal daria para comprar 2 veiculos iguais do mesmo modelo aqui neste país!

vejamos um caso normal… peguemos num veículo de classe baixa, o Renault Clio III 1.2 3P de 75cv – o mais barato da gama Clio III – onde em Portugal custa a modica quantia de 14 100 Euros, aqui pagamos cerca de 22 000 Euros pelo mesmo veículo!

o Suzuki Swift (é o carro mais visto nesta cidade) custa cerca de 13 200 Euros em Portugal, aqui cerca de 19 700 Euros…

as motas então… uiiii… a minha por exemplo – Honda Pan European STX 1300 – custa em Portugal 16 000 Euros, aqui custa 42 000 Euros

ista informação toda tem a sua finalidade, o passar o meu carro para matricula Dinamarquesa, pois, como a lei diz, se a mudança é total tenho 6 meses para matricular o carro para que compra as leis nacionais… e aqui não existe qualquer desconto pela idade do veiculo, como nós temos em Portugal, que o imposto pode ser reduzido em cerca de 80% se o veiculo tiver mais de 8 anos.

Conclusão: Se eu quiser mudar a matricula do meu carro, o imposto que tenho a pagar é de cerca de 20000 Euros… (vinte mil euros) e da mota um pouco menos, cerca de 17000 Euros (dezasete mil euros)… e quem é que tem 40 000 Euros assim para gastar numa coisa que não nos vai realizar sonho algum?…

Bem, o que pensei e o que vou fazer é dizer que não passo todo o tempo aqui, e que vou regularmente a Portugal (a partir do ano que vem vai ter mesmo de ser pois a inspecção começa a ser anual) e assim já não necessito de converter o carro… 🙂

mas este imposto é de doidos!!! e as diferenças são enormes se olharmos para carros de alta cilindrada, por isso é que existem tantos carros de 2 lugares mesmo sendo carros não-comerciais, como o VW Touareg, Sharan, Ford CMax, etc… todos eles têm a possibilidade de ser apenas de 2 lugares e aí o preço é quase igual ao praticado em Portugal!

para comparação: Renault Scenic 1.9 dci 130 cv

– normal de 5 lugares
: 306 000 dkk – 41 050 Euros
– tipo comercial de apenas 2 lugares
: 162 000 dkk – 21 700 Euros

para poderem verificar ests preços aqui ficam alguns sites:
Renault : www.renault.dk | preços dos veiculos
Suzuki : www.suzuki.dk
Honda Pan European : caracteristicas com preço

site para conversões monetárias : oanda.com
[ na lista de moedas à esquerda cliquem 1 vem numa delas e precionem a tecla “D” e vão logo para “Dinamarca – Coroa . DKK” em cima onde diz “Quantidade a ser convertida” só têm de colocar o valor e clicarem no botão “Converter Agora” (está por baixo da lista de moedas do lado direito) ]

One thought on “os veículos motorizados…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s