o primeiro dia de aulas


[foto: a minha nova escola København Sprogcenter]

já foi à tanto tempo que me iniciei nesta aventura de estudante e de ir para as aulas…

lembro-me perfeitamente de por diversas vezes pensar para com os meus botões, “mas quando é que sou grande para não ter mais escola?!”
e o oposto depois de ter acabado com a universidade “quando é que volto para a escola, era só brincadeira!”

pois bem, voltei! agora são aulas de Dinamarques, aquela lingua esquesita que não lembra a ninguem querer aprender tal coisa, tal a esquesitisse que é a lingua, mas aqui tem mesmo de ser se é que quero fazer uma vida neste país.

lá fui eu, timido como sempre no inicio, mas foi só até à porta de entrada da aula, pois a minha turma é enorme… somos 5 a contar comigo e uma delas no final do mês vai se certeza sair pois irá passar para o nivel 2.

Eu – Portugues, um preto! – Françes, e 3 raparigas, Polaca, Inglesa e Grega 🙂

o françês e a polaca são muito simpáticos e sendo ela professora de françes só fala em frances com o meu unico colega homem…. (preto!) :-/
ao inicio foi giro, pois já sei os números e então foi fácil apanhar a rota que estavam a levar, depois as perguntas da praxe, como te chamas, onde vives, que linguas falas, o que fazes, e por aí fora (Isto é preciso dizer em todas as aulas! a pergunta e a resposta). Lemos de seguida um texto daqueles “muita” básicos, mas dá para começar a associar as palavras aos sons e ao seu sentido (acho que vou tentar este meio, pois o achar que tenho de saber como eles dizem as letras ser-me-á muito mais complicado uma vez que “comem” letras e os sons da mesma letra com uma palvra é totalmente diferente de outra).

assim se passou a primeira parte da aula… seguiram-se 20 minutos de convivio na cantina com eles os dois (o françês – preto! – e a polaca), onde falamos sobre nós e o que estavamos aqui a fazer neste país que não lembra a ninguem (a não ser aos muçulmanos)…

na segunda parte foi-me dado dois livros, o de gramática e o de exercicios (novinhos em folha) que bonitinhos são eles 🙂
juntei-me então com a inglesa que está cá à 7 semanas apenas para fazermos as perguntas e respostas da praxe, enquanto o françês (que não sei se sabem mas é preto!) e a polaca seguiam um texto e faziam perguntas sobre esse texto, enquanto a grega praticava com a professora o resulmo de um dos 3 livros que ela terá de falar na altura do exame.

acabada a aula, casinha onde a minha querida esposa me esperava com o jantar feito 🙂

as aulas são gratuitas nos primeiros 3 anos, e todo o material (livros e cadernos) são atribuidos pela escola ao aluno sem encargos extra
as aulas que escolhi devido ao meu emprego são às Segundas, Quartas e Quintas – das 19.15 às 21.50
as aulas de 2ª e 5ª são dadas pela mesma professora.

conclusão: soube bem voltar às aulas, sabe bem ver outras pessoas, de falar com elas, de socializar um bocadinho… foi bom!

5 thoughts on “o primeiro dia de aulas

  1. bemmmmmm..isto é fantástico….andava eu a ver de uma bimbe, bimbi.. até podia ser bimba desde q fosse na verdade milagrosa, até q encontrei a bimby e… a um tipo q se fazia de convidado prá janta não sei de kem …claro, com a desculpa que tb era pra ver a bimby…(não fosse ele português)…no fim, acabei aqui a ler a história do francês (q por acaso até é preto!!) e que se amanhou com a polaca.. Agora pergunto eu… tás com inveja de kem? do francês (q era preto) ou… da Polaca? Hum?? eheheh bjinhos e boa estada nessa terra

  2. eheheh, inveja de ninguem, cá em casa já tenho uma que me dá uma boa dose de dor de cabeça, mas…

    não acho piada a preto algum!

    tambem eu quero ver se quando mudar de casa aqui, compro uma Bimby para nos ajudar nas “invenções” de pratos.

    mas um obrigado pelo comentário. 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s