Compra de casa


em primeira mão digo-vos que amanha vamos ver 2 casas que poderam ser a nossa futura casa própria!

a compra de uma habitação própria sempre foi e ainda hoje é, o sonho de qualquer pessoa (vá lá, eu sei que há excepções, mas generalizando a coisa, ok?) em Portugal eu cheguei a comprar um apartamento em Odivelas com a então namorada, um ano depois a coisa não deu certo e a vida continua, mas o importante da coisa e deste tópico é mesmo a aquisição de tal imóvel.

lembro de andarmos à procura de “algo” e deparamo-nos numa casa na qual ligámos para as pessoas, visitámos a casa, gostámos e dirigimo-nos ao nosso balcão bancário para pedir o empréstimo… lá correu tudo bem, e … já está. (de salientar que comprámos a casa a particulares e não por empresa imobiliária)

aqui a coisa é diferente, ninguem compra a uma pessoa particular, aqui sempre nos é ensinado: “As imobiliárias existem, para alguma coisa deve de ser!” e assim é, as imobiliárias aqui tem um papel fundamental na venda de imóveis, e neste país existem 3 grandes Danbolig, Home e NyBolig.

(por um paragrafo, vou-vos colocar no papel de vender a casa)
é necessário que se peça à Komune (camara municipal) uma vistoria à casa afim de eles criarem um relatório de venda que explica as condições da casa, os aparelhos electrónicos e electricos, os gastos anuais com a mesma em relação a gás, óleo, água e electricidade, se existem energias alternativas, as condições do telhado, soalho, etc etc etc… isto tudo é criado antes da venda do imóvel.

assim sendo, ao “ver casas” temos acesso gratuito a este relatório, o que sinceramente é, simplesmente fantástico!

Então como se desenrola o empréstimo?

bem, o empréstimo é dividido em 3 partes, 80, 15 e 5 por cento do valor da casa, os 80% são dados por uma das duas companhias de créedito habitação existentes no país, e como é um crédito habitação a taxa de juro é a mais baixa, neste momento ronda os 5 pontos percentuais, depois dos restantes 20%, 15% são pedidos ao banco com uma taxa um pouco acima da do crédito, pois é um empréstimo habitação pelo Banco, neste momento ronta os sete pontos e meio, e os restantes 5% são pagos na à cabeça, ou seja, é o montante de entrada, que pode ser pedido ao banco tambem mas este empréstimo terá uma taxa de juro elevado pois se situará como empréstimo pessoal.

as casas não são caras (ao contrário de que muitos dizem e batem o pé pois acham este pais uma autentica exploração em termos de preços), mas aqui não existe, como em Portugal, a chamada crise económica! ou seja, crédito habitação só 80% e no máximo de 30 anos!!!

o que andamos a pesquisar no mercado são vivendas de valor até 2 milhões de coroas (cerca de 270.000 Euros) e com tudo pago (água, luz, aquecimento, etc) ronda os 11.000 dkk mensais (cerca de 1450 Euros) o que em Portugal é um balurdio, mas … ao fim de 30 anos a casa é nossa, não ao fim de 70 !!!!

se por acaso virem um dos sites acima, reparam que existem 2 preços mensais, o bruto e o netto, o bruto é quanto devemos de pagar ao banco (apesar de sempre várias empresas o banco trata de tudo) mas é o valor Netto que pagamos do bolso, pois o estado encarrega-se de pagar parte dos juros!

“e esta hei?”

3 thoughts on “Compra de casa

  1. Gosto muito do teu blog, pois sempre tive um fascínio pelos países nórdicos.
    Já agora não quero ser picuinhas, mas escreves com alguns erros ortográficos. ex: aquisição, não aquesição e peça, não pessa, além de outros que já vi em posts anteriores:)
    Mas continua a escrever sobre o que te acontece nessa bela terra.

  2. mas escrevo bem dinamarques 😉

    sempre foi o meu calcanhar de aquiles, nunca fui bom a portugues (meros 10 e 11) e cada palavra tem 2 erros…

    enfim, não posso ser perfeito! 😛

    (mas obrigado pelo aviso, já está corrigido!)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s