Craciun Fericit / God Jule


como titulo diz: Bom Natal (em Romeno e em Dinamarquês)

Craciun Fericit pronuncia-se qualquer coisa como “crêchium fêrichite”
God Jule pronuncia-se qualquer coisa como “gud iule”

Coffee n' Cakes in Bratislava[foto à esquerda: a S. a deliciar-se com os belos bolos em Bratislava]

Nós cá estamos na Roménia, como tínhamos prometido já em Agosto.
A viagem correu maravilhosamente bem, e nas 5 horas que tínhamos de espera entre os aviões, fomos à cidade de Bratislava encher-nos de bolos enormes e bons, juntamente com um cappuccino!

A S. ficou maravilhada com o avião… é muito rápido e muito bom! dizia ela a olhar para as nuvens lá em baixo como se um bebé se tratasse a olhar para um chupa. Quando chegámos à Roménia a coisa mudou logo de figura, não que tivesse algo corrido mal, mas o ambiente não era nada do que eu estava à espera.

à saida da porta de visto de passaportes era um mar de gente que não tinham organização nenhuma… lembra-se de quando vêm na televisão um assassino a ser escoltado pela policia dentro de um mar de gente até chegar à porta do carro da policia??? é igual! tirando que não tem policia, até para passar com os sacos pisamos “n” pessoas e elas não arredam pé nem por nada deste mundo! Quando chego lá fora e depois dos beijos abraços e choros de quem passou muito tempo sem ver as pessoas e mais tempo ainda fora do país, verifico que não existe qualquer respeito por ninguém na estrada, é cada um por ele próprio e que se f… o resto! Desculpem a expressão, mas é exactamente assim! estradas com 2 vias (uma para cada sentido), estreitas e com pouca visibilidade, os CAMIONS passam os carros sem se quer importarem com quem venha lá do outro lado!!! aconteceu-nos por 2 vezes e se não tivéssemos parado a fundo e encostado pela valeta hoje não estaria aqui para escrever estas palavras!

enfim… mentalidades!

de salientar que desde o aeroporto onde chegámos em Bucareste (Baneasa) até casa (em Constanta) são cerca de 245Km :-/ feitos num carro Romeno (Dacia) que é fabricado pela Renault (igual ao Renault 12, mas feito para os países de leste) que a 100km/h os parafusos saltam! e tem tudo menos ar de “fiável”. Aliás, aqui 80% dos carros são de marca Dacia e desses 80% 70% são deste modelo! e ANO!!!

contudo, e depois de um dia a visitar familiares, posso dizer o seguinte da zona onde estamos: Tem um ar pobre, sujo, abandonado, sem côr, sem alegria… faz-me lembrar os filmes da 2ª guerra mundial, da Polónia… e pior é que se gasta depressa 100 Euros no Carrefour (sim, aqui há Carrefour) a comprar meia dúzia de ovos, pão, alguma carne e peixe fumado, num país em que o salário de 300 Euros mensais é um emprego muitíssimo bem pago, e que só os licenciados estão ao alcance de tal feito!

vamos ver se a coisa muda, agora com a entrada na CE a 1 de Janeiro, e que com o dinheiro comunitário o pais se desenvolva, tal como o nosso o fez (pouco, mas sempre ficou melhor que o que estava).

em relação ao Telefone, apenas para vos dizer, uma vez que não temos Roaming neste pais ficamos cortados com o mundo em termos de vós, mas sempre que tiver um tempinho venho aqui actualizar esta aventura por terras de Leste.

como na primeira linha deste tópico… desejamo-vos um excelente Natal na companhia das respectivas famílias, uma vez que nós fizemos o mesmo.

aqui podem ver mais algumas fotos que fui tirando nesta viagem de Natal.

Downtown Bratislava

[foto em cima: a baixa em Bratislava, Eslováquia]

2 thoughts on “Craciun Fericit / God Jule

  1. Tudo é bom quando é visto com olhos bons, como tu e como a S. Tenho saudades de ouvir as tuas contradições. Tenho saudades de sentir o teu abraço. Tenho muitas saudades de te olhar. Espero que as vossas férias sejam de bom descanso, boas vistas e de óptimas iguarias. Aproveita. Bom Natal. Tudo de bom para ti para e S. e para todos os que te vão receber. (jl)

  2. parece que tudo continua como quanto aí estive à 2 anos mas temos de lhes tirar o chapeu pois não têm tido muitas facilidades nos últimos tempos.
    vais ver que se irão dar bem com a entrada na UE pois, na minha opinião e pelos que conheci, têm de um modo geral um bom nivel intelectual.
    só espero que os seus governantes os saibam conduzir bem nos próximos desafios.

    aproveitem bem as férias e as festas pois podes crer que daqui em diante todos os anos serão diferentes.

    fiquem bem.

    Craciun Fericit / God Jule

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s