ontem 25, hoje 27


lembram-se certamente (pelo menos os mais velhos) de que em 1986 o nosso ano novo foi diferente… havia alem da tradicional bandeira Portuguesa, uma nova bandeira, Azul! (não, não era do FCPorto) com, na altura, 12 estrelas… a Europa dos 12, lá diziam “eles”, mas que futuro promissor nos aguardava, e claro muitas piadas foram escritas para mostrar que o “Euro” não era assim tão bom! Mas lá entrámos!

aqui na Roménia foi tal e qual… bandeiras comunitárias nos carros, na rua, nos reveillons e por toda a televisão nacional, mas agora com 27 Estrelas*!

[Comunidade Europeia em 2007, juntando-se este ano a Roménia e Bulgária (verde claro), a verde médio estão os últimos países a serem agregados a esta comunidade (em 2004)]

a minha opinião sobre a Comunidade Europeia:

Somos um continente, temos uma história em comum, temos batalhas traçadas ao longo dos anos desde o tempo “do menino Jesus”, somos descendentes dessas mesmas pessoas que lutaram por um pais independente, longe dos “outros” e fugindo às leis dos “outros”, não é por isso que por volta dos 14/15 anos queremos uma casa só nossa, longe da onde vivemos pois estamos “fartos” das leis dos pais? não faças isso, não comas aquilo, sabes que horas são!!?? Pois é, a nossa independência sempre esteve no nosso coração, mas… (em todas as histórias há sempre um mas que nos faz reflectir melhor a coisa), não gostamos nós de vivendo na nossa casa, com as nossas leis, que os amigos venham, provem o que de melhor sabemos fazer na cozinha, que os nossos pais venham também afim de nos orgulhamos no que alcançámos? e que para escolher uma coisa importante, não gostamos de ter a opinião deles? (mesmo que não a façamos)… creio que isto é a Comunidade Europeia! os EUA lá fazem das deles, África… nunca a conheci sem guerras, a Ásia é o que se vê nas noticias sobre as Coreias, e nós? não ´melhor juntarmo-nos, continuando a nossa forma independente “caseira” mas sabendo que nós “povo” podemos ir ao supermercado comprar o que quisermos pois sabemos que se houver algo de mal com a comida, lá está a CE a travar quem fornece mal as coisas e assim sabemos que tudo o que compramos é bom!
Não é bom saber que se algo acontece somos agora 27 cabeças a pensar e a caminhar para o mesmo sitio? e os países que à poucos anos atrás saíram do comunismo, temos de ajudar os que não têm, pessoalmente custa-me imenso ver noticias da Ucrânia, aquele país tão grande e tão rico mas… por razões politicas não se desenvolve e quem acaba por levar, é o povo que mal tem para se alimentar, com seria bom que eles também, tal como nós, recebessem dinheiro comunitário e progredissem, nem que seja como nós, aos bocadinhos e nem sempre para o melhor caminho, mas lá iam criando novas cidades, novos empregos, novas condições e quem sabe se não era bom recordar o que eram e o que são!

a Comunidade Europeia deve abranger todos os países europeus, para sermos pequenos como gostamos sozinhos, mas Grandes num só todo! e ajudar quem mais precisa.

enfim… é só uma opinião 🙂

apenas acrescento que hoje sinto-me feliz, por ver este povo que só tem dois extremos, os Muito Ricos e os Muitos Pobres, com uma esperança de que as coisas podem agora ser melhores!

Nota adicional:
Não deixando de lembrar que temos pela primeira vez um país ex-comunista na “Zona Euro”, a Eslovénia! que assim passa para 13 os países que partilham a mesma moeda, o Euro (€).

bravo Eslovénia!

* a bandeira europeia é constituída por 12 estrelas douradas em circulo sobre fundo azul. Apesar de se dizer 27 estrelas, apenas representa teoricamente os países que compõem a Comunidade Europeia.

One thought on “ontem 25, hoje 27

  1. Olá pai babado 🙂

    Antes de mais um bom Ano 2007 para os 3!!!

    Quanto ao assunto do teu post, a realidade não é assim tão linear e simples como parece. Fazer parte da CE é positivo para os países que vivem numa situação precária imediata e necessitam de ajuda financeira da comunidade para se desenvolver… só que a médio/longo prazo os países acabam por pagar caro essa ajuda, é o caso de Portugal que deve o dinheiro que a CE emprestou na época da adesão e não tem condições para pagar, nem ajudar por sua vez quem acaba de aderir. Como tudo na vida, ninguém dá nada de borla e as questões da comunidade Europeia não têm sido muito benéficas para nós… enfim não vou dissertar sobre esta matéria porque passaria horas a escrever 😉

    A cara já desinchou?? hahahaha
    Podias mostrar o implante para ver, se um dia precisar, se vale a pena ir a Roménia ou ao Brasil! Quem sabe! ;)))

    Beijinhos de ano novo
    Sílvia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s