Frio? Não!… muito frio!


Seria uma noite como outra qualquer, não fosse o facto de a temperatura ter baixado a valores pertos do record do país… e assim foi, nesta última noite onde o termometro da bonita cidade de Holbæk mostrou -22,5 ºC (podem ler este artigo no The Copenhagen Post).

Em casa sentimos assim que acordamos pois o termometro que mete a temperatura exterior mostrava -17ºC tal com no carro a caminho do emprego.

Tem havido muita neve e pela primeira vez na história temos um Natal Branco (White Christmas), que para quem não quiser ler, tem de haver pelo menos 6 cm de neve no chão e o país tem de estar coberto com mais de 90% do território nacional (no caso de um país).

Com a Neve, vem o gelo, e o gelo na estrada claro… todas as estradas estão cobertas por gelo, e tenho andado muito “de lado” e com o carro “abanar” quando se trava ou mesmo a andar normalmente… tudo isto é caso “normal” neste país, e não me assusta, arrepia ou me faz confusão…

…o que me faz mesmo confusão com isto tudo é o facto de os acidentes serem minimos!!! eu faço sempre cerca de 80 km de casa – emprego – casa, passo por auto estrada, estradas secundárias e principais e ainda não vi um unico acidente de viação com este gelo e neve toda! é simplesmente imprecionante se comparar com Portugal e claro… sem neve nem gelo, mas com chuva, onde por todo o lado há acidentes!

esta gente sabe e tem respeito pelo outro a conduzir, e é fantástico ver-nos a parar num semáfro, olhar para o retrovisor e ver o carro atrás abrandar bem antes de nós, não vá acontecer alguma coisa…

A “nossa” mentalidade é sem duvida completamente diferente desta! mas digo-vos, tirando a gastronomia e o fazer novas amizades, tinhamos muito a aprender com este povo!

4 thoughts on “Frio? Não!… muito frio!

  1. Pois eu, vejo todos os dias carros de patas para o ar e despistados nas autoestradas mas como moro na Jutlandia…. 1 em cada 4 na Dinamarca não usa pneus de inverno, agora que são apenas danos materiais isso é que se deve louvar. Dinamarca é o unico país da Escandinávia onde ainda não tem a obrigatoriedade de usar pneus de inverno.

    1. Sabes, só acreditei nisso quando um colega de trabalho, depois de uma tempestade de neve me disse “Mas eu ainda tenho pneus de verão!” e eu de boca aberta, pois sempre pensei que havia obrigatoriedade, apenas sabia que era proibido o uso de pneus com pregos que na Suécia e Noruega são válidos.

      hoje só por acaso vi um acidente, eu a ver e a dizer… bolas! era mesmo para me calar do meu tópico, eheheh, mas como dizes, estavam na faixa da esquerda um em frente do outro cobertos de neve, mas nada de toques, nem moças, os dois a falar normalmente fora dos veiculos!

      Aqui sinto que se preocupam, nao só com eles mas tambem com os outros … Gosto muito!

  2. eu ja vivi na dinamarca e digo que comparar a dinamarca a suecia e a noruega nao tem qualquer logica possivel so se for com o sul desses países e mesmo assim axo k continua a nao ter logica.a suecia e a noruega sao muito maiores mais cumpridos e vao muito mais a norte k a dinamarca.conheco o relevo na noruega e as estradas e tornase muito mais perigoso que na dinamarca o relevo é muito mais acidentado e diversificado.dixer que os dinamarkeses sao muito bons no transito nao concordo conheco varios dinamarqueses que dixem mal deles proprios em relacao a maneira como conduzem.acidentes é o k mais há quando há neve a FALCK farta-se de trabalhar nesses dias.enfim sao visoes diferentes da realidade e experiencias que cada 1 de nós vai tendo quando se está num sitio novo

  3. Olá,
    sou uma brasileira, e estou pensando em mudar para a Dinamarca ano que vem, 2012, pois meu namorado esta ai desde Abril.
    Sera q vc tem algum e-mail onde possamos falar melhor, e eu possa tirar minhas duvidas q curiosidades? Gostei mto do seu blog, tem me ajudado bastante.
    Se puder me ajuda me escreva para o e-mail rafavidigal@gmail.com
    Obrigada
    Rafaela

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s