Adicionado em Outubro de 2010
O que faz uma Muito Boa carta de apresentação, de acordo com as empresas

link: http://www.smashingmagazine.com/2010/03/25/what-makes-a-great-cover-letter-according-to-companies/

—-

Em conversa com um amigo virtual descobri que talvez muita gente precise de um “guia” sobre a importância de tal documento, e se querem uma versão pequena do que se trata este tópico: o CV não tem assim tanta importância como possam pensar!

Pois, já vos estou a “ouvir” a dizer que devo de estar “maluco”, mas continuem com o meu raciocínio.

O Curriculum Vitae ou Résumé é um documento que deverá conter os vossos actos profissionais, educacionais e pessoais, se querem estender um pouco mais até podem adicionar hobbies (o que fazem nos tempos livres). Contudo este é um documento que deve ser modificado para cada área de emprego, por exemplo, um programador de software não precisa de mencionar que tem como hobby a criação de bichos de seda, ou que esteve num colóquio sobre “vida selvagem em casa” mas um pessoa que se candidate a uma carreira como Bióloga deverá mencionar tais casos! por isso, retirem e façam 2 ou 3 cv’s para as área que estão a concorrer.

Eu por exemplo tenho dois com diferentes informações, um para programador de software onde faço sobresair os trabalhos realizados nesta área e um sobre pneumática/robótica que é a minha área de estudo.

Mas esperem aí… então eu digo que o CV não tem assim tanta importância e ainda só falei dele? Exacto, porque agora vou-vos perguntar uma coisa que (vamos generalizar, estamos a enviar CV’s via email usando os “n” sites de emprego online existentes) vocês que estão de um lado (o envio) talvez não conheçam o que se passa no outro (a recepção).

Imaginem que existem 50 pessoas a concorrer para o mesmo posto de trabalho, acham que alguém vai ler 50 CV’s? A resposta é simples. NÃO! São pré-seleccionados uns 20 para então lerem os CV’s…

Estão a ver onde quero chegar? Como é feita a pré selecção? através da carta de apresentação! que no nosso caso é o texto que está no email.

A carta de apresentação é pessoal e tem de salientar o quanto interessados estão no posto de trabalho e quais as vossas qualidades para tal posto, algo que sobressai de todas as outras candidaturas e que então sejam chamados para uma 1ª entrevista, na entrevista estão entregues a vocês próprios mas até lá, eu dou uma ajudinha 🙂

carta de apresentação

existem vários sites que vos explicam como e o que devem de colocar na carta de apresentação, eu nunca faço, pois coloco o texto no email que envio, e este é o template que uso:

Dear [HR person name],

I have been reading with big interest your add in [ad place] and therefore would like to submit my CV in international format for you appreciation.

The opportunity presented in this listing is very interesting, and I believe that my strong technical experience and education will make me a very competitive candidate for this position.

I have a full understanding of the full life cycle of a software development project. I also have experience in learning and excelling at new technologies as needed.

My last employer was [last company name] where I was a Dynamic Web developer and before I created several Finance and Products/Clients Web Applications in order to automate the business. I have great experience in working with servers, backups, databases and .NET language and most of all a good knowledge of programming where I can easily transform an idea into software.

Being a developer for more than 10 years, I started using ASP classic and MS Access Databases and I’ve been growing (learning new technologies to accomplish the same results with better performance, usability and standard compliance) where today I’m a C#/VB .NET developer with SQL 200x as main database for dynamic content.

Please see my resume for additional information on my experience.
You can contact me anytime via my cell phone, + 45 [phone number].

Thank you for your time and consideration. I look forward to speak with you about this employment opportunity.

Sincerely,

Bruno Alexandre.


Bruno Alexandre
[address], [email], [phone]

Como podem verificar digo que gostei do que li no anuncio, que se assemelha ao que gostava de fazer, apresento-me profissionalmente e exponho o que melhor fiz até à data, explico que estou disposto a mostrar o que fiz e despeço-me. Com este texto dou algo que muita gente se esquece e que é muito importante, o dar enfâsse ao que temos para dar à empresa!

Curriculum Vitae / Résumé

O CV deve de estar bem elaborado e com os empregos mostrados cronologicamente, do mais recente ao mais antigo, deve também estar presente o nome da posição assim como uma descrição das responsabilidades nesse posto de trabalho. Hoje em dia deve de se seguir um padrão, e na Europa existe esse padrão, chama-se Europass e é um modelo de CV que deve de ser usado em toda a Comunidade Europeia e vamos lá entender uma coisa também: estamos em 2008! Não em 1990, ou seja, mesmo que a empresa vos diga que quer um CV em Word, enviem em PDF (existem vários programas que salvam um documento como PDF, explicarei mais abaixo), pois além de ser compatível com todos os computadores do mundo independentemente do sistema operativo, Windows, Mac, Linux, etc, sabem com 100% de certeza que o documento que fizeram nunca será alterado aquando a sua visualização, pois imaginem que usam um tipo de fonte (letra) num documento Word e quando a empresa abre não existe essa fonte, todo o vosso CV aparece horrivelmente mal e é quase certo ser posto logo de lado mesmo que contenha boa informação, ou as tabulações estão parametrizadas de maneira diferente… PDF é um formato universal e existe 98% de certeza que todos têm o Adobe acrobat reader instalado para verem tais documentos.

Notas:

  • Não enviem documentos com palavras chaves, o que está escrito num CV é pessoal mas se alguém vê não contem dados que possam ser usados por outros, por isso não compliquem mais o vosso futuro patrão 🙂
  • Adicionem uma foto profissional vossa, existem muitos amigos com máquina digital que vos pode tirar uma foto contra uma parede branca e depois podem recortar e inserir no CV, convém fazer a barba para os meninos e não usar brincos ou óculos de sol para as meninas 😉
  • Adicionem referencias de professores, colegas de trabalho, pessoas ligadas a vós profissionalmente afim de poder dizer algo de vós. Aqui na Dinamarca funciona-se muito por referencias!
  • Verifiquem bem a ortografia antes de enviar alguma coisa!

Links informativos:

Criar PDF de um documento ou imagem

Usando um Mac é simples, basta Cmd + P (Print) e seleccionar “Save as PDF”

Como gerar um PDF num Mac
Como gerar um PDF num Mac

Usando Windows é um pouco mais complicado pois é necessário um programa primeiro, há muitos mas é necessário instalar o PDFCreator que é freeware (software livre). Uma vez instalado, ele cria uma nova impressora chamada PDF e tendo o vosso documento aberto basta Imprimir para essa nova impressora, assim que começa a acção de impressão, o programa mostrará uma janela para escolherem o local e o nome do documento em PDF que irá gerar.

🙂

espero que isto vos dê uma nova maneira de ver a importância de uma carta de apresentação, e claro, que vos abra mais portas no futuro.

P.S. para quem não se entende com os links do PDFCreator, este link faz o download da versão 0.9.6.

19 thoughts on “A importância do Curriculum Vitae

  1. Boas..chamo-me helder e sou de São Miguel dos Açores, a minha namorada é da dinamarca e está neste momento a trabalhar numa empresa sueca chamada “sol resor” eu conheçi ela cá e já estamos a quase 1 ano a namorar.Estamos a pensar em viver para a dinamarca porque o nivel de vida é melhor.Eu tenho 20 anos e ela tem 24, eu estou a trabalhar na area de restauração á 1 ano, por isso só tenho um ano de experiência e queria saber se é dificil arranjar trabalho para mim,ou seja,eu não sei a língua mas quero aprender e faço questão em aprender.Queria saber também qual o salário minimo na dinamarca e também se existe vagas para eu começar a trabalhar a partir de março ou abril do proximo ano.Fico á espera de uma resposta.obrigado

  2. ola sou a paula santos e estou neste momento desempregada e com o marido a trabalhar em angola,tenho formaçao como auxiliar de acçao medica e o meu marido em restauraçao e peço informaçoes sobre empregabilidade uma vez que ja tenho 38 anos e o meu marido 51,mas com muita vontade e garra para este desafio, e dar novas e melhores condoçoes as nossas filhas uma vez em idade escolar.um abraço e aguardo resposta.

  3. Bruno, excelente Blog.
    Sou Português, trabalho na área da animação 3D, Efeitos Especiais, Pós-Produção.
    Estava numa de ir para outro país trabalhar e um deles era a Dinamarca, mas n sei muito sobre este mercado aí, tens alguma noção se esta é uma area emergente na Dinamarca?
    Tenho 34 anos, mulher e 3 filhos, chamo-me Mário, tenho um pequeno estudio aqui em Portugal, no fundo sou freelancer mas criei uma marca para dar mais credibilidade perante alguns clientes. A ideia era abrir uma empresa mas as coisas aqui estão feias.
    Podes ver o meu trabalho se estiveres interessado: http://www.pato.tv e http://www.vimeo.com/patotv

    Abraços e felicidades.

  4. Quero dar-te os parabens, o teu blog esta brutal, nao falta quase nada, deste uma ideia muito directa do panorama, honestamente, eu gostaria muito de ir para ai, mas custa-me abandonar o meu puto e mulher, para irmos tinhamos que ser os 3, e aminha area de trabalho é na aplicaçao de vinil, e isso nao é um trabalho muito comum, entao vamos la ver o que vou fazer, ja estive fora, e depois disso nao me conformo muito com a vidinha deste pais….. muitos parabens, pela disponibilidade e empenho no blog e felicidades na tua vida familiar e profissional!!!! abraço

  5. Olá Alexandre

    Parabens pelo teu blog, deves ser inspiração para muita gente, calculo eu!

    Pelo menos para mim tás aser, por isso gostaria de te colocar algumas questões e só respondes se puderes.

    Sou designer gráfico e também trabalho na área do 3D, sou uma pessoa com muita experiência e que tem paixão pelo que faz, mas parece que ter 55 anos e viver em portugal, isso pode ser uma infelicidade, retirando-me o direito a poder trabalhar no que mais gosto de fazer.

    Este meu email era para saber se por ventura uma pessoa como eu com um CV de trabalho (36 anos) tem alguma possibilidade de poder trabalhar na Dinamarca, não sendo a idade sinal de ser um mentecapto.

    Pela tua experiência, diz-me se isto é inviável,
    Eu tenho um filho mais novo que está no último ano de arquitectura e que tem admiração pela arquitectura nórdica, também está a pensar ir estagiar na Dinamarca, outro mais velho foi para inglaterra estudar e não quer vir mais para cá.

    Acho que estamos a ficar zangados com o nosso país.

    Muito obrigado pela inspiração que me deste, pelo menos sentime feliz durante estes minutos porque acreditei que as coisas acontecem.

    Desejo-te as maires felicidades para os teus projectos

    Um abraço

    RBAnjos

  6. Olá Alexandre! Vou colocar-te uma questão e peço já desculpa se for uma pergunta sem fundamento!

    Na impressão do Curriculum, o logótipo “Europass” deve de ir também impresso, ou não?

    É que ir, ou não ir, pode marcar a diferença…

    Abraço!

    Raimundo Ribeiro

    1. Deve ser estar visivel, ou deixa de ser CV Europass… o rodapé tambem deve de estar visivel para todos os efeitos.

      Claro que este CV é mais para alguem com uma vasta experiencia, em casos que não não haja tanta experiencia, é preferido outro template …

  7. ola boa tarde eu ja tive em copenhaga no fere scadenavia star com trepulaçao portuguesa gostava de saber se haveria possebelidades de se arranjar trabalho em qualquer aria desde canalizador ou para limpezas ,etc . pesso e urgente procuro trabalho posso pintar lavar pratos etc.

  8. Parabens pelo blog fantastico alimentado de forma tão altruista!!!!!
    A minha vida é um filme Italiano a Preto e branco nem vale a pena contar!!!! Uma desgraça!!!!!Num país desgraçado! Já fui empresaria e de algum tempo para cá sou “Cuidadora de idosos” .
    Trabalhei numa empresa privada que coloca cuidadoras em casas particulares onde existem pessoas temporáriamente ou permanentemente incapacitadas! Actualmente trabalho num Lar de Idosos de uma instituiçao religiosa!Sou mãe de 2 crianças de 9 e 10 anos e gostava de saber a sua opinião sobre emigrar para ai ououtro sitio se ouver melhor alternativa!

    Se me poder ajudar será fantastico!!!!!
    Tudo de bom pra sua familia!!!!!

    Continue, pela esperança que nos transmite!!!!!!!

    1. Olá, como vou viajar para Dinamarca e Suecia em Junho entrei por sorte no seu blog à procura de informações interessantes.. e depois de ler e rir-me pela sua escrita ser tão divertida fui ver quem “você” era, e olha o meu espanto de descobrir um outro ganso..:-)
      Eu também andei na Casa Pia em Pina Manique durante 8 maravilhosos anos, sai em 1995, fiz o curso de Administração e Comercio e o de Técnico de Contabilidade, é provável que possa ter-me cruzado consigo naqueles tempos pelo colégio e claro pelos pasteis de Belém…
      O mundo é mesmo uma casca de ovo…
      Trabalho na vila de Sintra na área que estudei…

      Parabens.. pelo blog.

  9. BOA TARDE,

    ME CHAMO JORGE VIEIRA,

    EU TRABALHO COM TURISMO EM LISBOA E VOU A DINAMARCA PESQUISAR O MERCADO DINAMARQUES.
    TENHO UM CONTATO DE UM AMIGO IRAQUIANO QUE TRABALHA COMO PROFESSOR NESTE PAÍS.
    ELE DIZ QUE VALE A PENA VIVER NA DINAMARCA, APESAR DA LINGUA E DO CLIMA, MAS COM O TEMPO HABITUA-SE.
    ESTOU EM PORTUGAL DESDE 2000 E NUNCA VI CRISE AQUI COMO ESTOU A VER AGORA…NÃO HÁ TRABALHO.
    E QUEM PODE IMIGRAR ESTÁ FAZENDO PLANOS PARA TAL… 70 MIL JÁ FORAM AO BRASIL EM 2 ANOS.. É MUITO!!
    REALMENTE A EUROPA ESTA A PASSAR POR UMA TRANSFORMAÇÃO RADICAL E VAI MUDAR MUITA COISA AINDA.
    SOMOS DE PAÍSES ENSOLARADOS E TEMOS DIFICULDADES DE HABITUARMOS A PAÍSES FRIOS.
    MOREI QUASE 5 ANOS NO NORTE DA INGLATERRA E TIVE DEPRESSÃO,, NUNCA TIVE ISSO ANTES NA VIDA.
    IMIGRAR SÓ TEM DESSAS COISAS,,, MAS IMIGRAR COM FAMILIA INTEIRA, DEVE SER MAIS COMPLICADO MESMO!!!
    QUEM TEM FILHOS, DEVE PENSAR MUITO ANTES DE SAIR NA AVENTURA POR TERRAS FRIAS E DESCONHECIDAS.
    DINHEIRO NÃO É TUDO NA VIDA,, ACONCELHO IR NA FRENTE E APALPAR TERRENO ANTES DE DESLOCAR A FAMILIA.
    AINDA VIVO EM LISBOA E TROUXE MINHA FILHOTA DE 21 ANOS DO PARAGUAY PARA CÁ E ELA AMA PORTUGAL.
    TODO LUGAR É DIFÍCIL VIVER,,, TEMOS AS MESMAS CHATICES,,, NÃO HÁ LUGAR PERFEITO AQUI NA TERRA.
    EM TODOS OS PAÍSES HÁ UM FASE DE PROSPERIDADE E AS FASES MÁS.. ISSO É NORMAL..PORTUGAL JÁ FOI BOM.
    TEVE MUITA PROSPERIDADE,,, MAS JÁ PASSOU… AGORA É VEZ DO BRASIL, CHINA, ANGOLA, MOÇAMBIQUE, INDIA,ETC.
    E EU PERGUNTO: E QUANDO A CRISE ASSOLAR ESSES PAÍSES NORDICOS??? PARA ONDE IREMOS???
    SE CALHAR VOLTAMOS ÁS ORIGENS NÃO É MESMO?… FIQUEM NA PAZ… J.VIEIRA

  10. Ola Alexandre.

    Chamo-me Margarida e sou engenheira civil. Já trabalhei em 2 empresas em Portugal, e na minha área, mas neste momento não tenho trabalho. Pensei em ir para o Brasil, mas neste momento estou a equacionar ir para a Dinamarca.
    Gostaria de saber por onde começar, se vou para a Dinamarca e procuro trabalho, ou se espero até conseguir contrato? E qual a empregabilidade a nível de engenharia civil?

    Agradeço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s